TPM: Tensão pré-menstrual: Este é um dos períodos mais delicados tanto para as mulheres quanto para quem está ao lado delas. Nesta fase é fácil perceber que o número de discussões, crises e brigas aumentam. A sensibilidade feminina fica muito mais à flor da pele e a busca por tratamentos cresce a cada ano. A TPM é uma das disfunções que mais leva as mulheres aos consultórios de acupuntura.
Segundo especialistas, o tratamento através da acupuntura tem apresentado excelentes resultados em um variado número de disfunções que atingem a saúde da mulher moderna. Com relação à TPM, que, normalmente, alia sintomas dolorosos e emocionais, como nervosismo, agitação, agressividade e tristeza, a acupuntura age através das substâncias beta endorfina (tem grande ação analgésica) e o cortizol (excelente anti-inflamatório), minimizando a dor, causando relaxamento uterino e acalmando a paciente.
Outros problemas que também atacam grande parte das mulheres podem ser tratados com a acupuntura. São eles: a depressão, ansiedade, cefaléia, infertilidade e cistites de repetição. De acordo com especialistas do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), órgão oficial da acupuntura médica do país, quando uma pessoa está depressiva e ansiosa, ela sofre com um desequilíbrio na oferta de neurotrasmissores como a serotonina e noradrenalina. A acupuntura é capaz de reverter esta perda.
Ainda de acordo com os especialistas do CMBA, as dores de cabeça crônicas, como as enxaquecas, por exemplo, que, em muitas vezes, estão presentes no período da TPM, também ocorre devido a uma disfunção nos neurotransmissores. Sendo assim, através da acupuntura é possível obter resultados positivos no tratamento.
O processo
Quando uma agulha de acupuntura é inserida em um ponto específico do corpo, para exercer seu efeito, deve ultrapassar a pele, a gordura e em nível de músculo, estimular as chamadas terminações nervosas livres, que são estruturas especializadas em captar os estímulos e enviá-los ao cérebro. Quando o estímulo desencadeado pela agulha de acupuntura atinge áreas específicas do sistema nervoso central, ele desencadeia uma série de reações neuro-químicas, que terão como resposta a produção de um variado número de substâncias, de extrema importância na manutenção do equilíbrio orgânico – os neurotrasmissores: serotonina, noradrenalina, dopamina, beta endorfina, cortisol.