Conheça os Pontos da Acupuntura
Pontos de acupuntura, também chamados Acupontos, são pontos que estão localizados sobre todo o nosso corpo, são chamados de pontos principais, aqueles que se encontram ao longo do trajeto dos meridianos (ou canais de energia) que circundam nosso corpo.
Os canais de energia são como um rio e toda sua rede de afluentes, por esses canais, circula a energia, chamada de Qi na Medicina Tradicional Chinesa.
Através desses canais, a energia é capaz de percorrer seu trajeto, conectando a superfície do corpo ao interior dos órgãos, o alto ao baixo, construindo assim, uma verdadeira rede de conexões. Todo o Qi do nosso corpo necessita fluir de maneira suave e adequada para que todo o organismo seja nutrido e funcione harmonioso em suas funções.
Quando, por algum motivo, esse fluxo de energia é bloqueado, surge o desequilíbrio e, consequentemente, o aparecimento de sintomas, como por exemplo, a dor.
De acordo com a teoria da Medicina Tradicional Chinesa, ao estimularmos certos pontos de acupuntura, estimulamos também todo o sistema de meridianos reequilibrando as energias Yin e Yang em nosso organismo.
No momento em que inserimos uma agulha em um ponto específico, desencadeia-se uma ação que se faz ao nível energético e ao nível do sistema nervoso.
O acupunturista precisa conhecer a fundo todo o trajeto de cada meridiano, com suas ramificações e conexões pois, só assim será capaz de alcançar o máximo em seu tratamento.
Exemplo
Ao punturamos o ponto F3 ( terceiro ponto do meridiano do Fígado) localizado no pé, podemos tratar não apenas problemas que se instalaram no local aonde o ponto se encontra, ou seja, o pé, como podemos tratar também, por exemplo, problemas que se instalaram nos olhos.
Por quê?
Porque, ao conhecer bem o trajeto do meridiano do fígado, sabemos que esse possui ramificações internas que alcançam a região dos olhos e que, muitas vezes, problemas oculares estão relacionados com o envolvimento do meridiano do Fígado.
- Sendo assim, um bom profissional da área, precisa ser capaz de:
- conhecer bem a fisiologia energética,
- entender o trajeto de todos os canais e colaterais,
- saber a função de cada acuponto em particular
- saber prescrever uma correta combinação de pontos e entender como esses pontos agem quando usados em conjunto.
Com isso, o acupunturista poderá atuar não só nos sintomas como também na raiz do problema, levando o máximo de alívio para seu paciente.
Vídeo sobre o Meridiano do Figado nos Pontos de Acupuntura: