Nos dias de hoje, muito se ouve dizer sobre os meridianos de acupuntura.
Afinal de contas, o que vem a ser realmente esses meridianos e, como a acupuntura atua nos mesmos a favor do nosso equilíbrio e bem estar?
A Medicina tradicional Chinesa, acredita que existe uma rede de distribuição da energia (Qi) através de nosso corpo.
Essa rede de distribuição é chamada de Sistema de Meridianos, que conecta diferentes áreas do nosso organismo. Seus caminhos constituem um mapa complexo e abrangente que fornece energia vital para todas as partes do corpo.
Filosoficamente, o Sistema de meridianos explica como nós vivemos e porque nos tornamos doentes.
Ao conectar e unir diferentes partes do nosso corpo, os meridianos fornecem o serviço de transporte para as substâncias fundamentais como qi, sangue e fluidos corporais.
O fluxo de qi no sistema de meridiano se concentra ou penetra em certas áreas da superfície da pele. Essas áreas são pontos muito pequenos, também conhecidos como pontos de acupuntura.
Embora os pontos de acupuntura estejam localizados externamente e superficialmente, eles podem afetar as funções internas do nosso corpo. Existem 365 pontos de acupuntura, e cada ponto pertence a um meridiano particular que se conecta a órgãos específicos correspondentes.
Devido a toda essa conexão, conseguimos compreender que, um desequilibrio energético em um órgão, pode-se manifestar em diferentes áreas do organismo.
Conhecendo profundamente os trajetos de cada meridiano, suas conexões e particularidades, caberá ao bom profissional da área analisar o local que está manifestando alterações e relacionar qual ou quais meridianos passam naquela área.
O próximo passo é, então, escolher uma seleção de pontos ao longo desses canais afim de fazer com que o Qi, Sangue e fluidos, sejam modulados e o organismo retorne ao equilíbrio.