Do ponto de vista da Medicina Oriental, as enxaquecas são classificadas de acordo com o estado geral do paciente, e não apenas pela natureza da dor de cabeça.
Acupuntura no tratamento de enxaquecas
A dor de cabeça é um resultado da perturbação ou desequilíbrio de Yin e Yang dentro do Zang-Fu ou do sistema de canais, que são os dois principais sistemas que regulam as funções do corpo e da mente.
O diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa é feito através da diferenciação da Síndrome tendo como base o conjunto dos sintomas clínicos apresentados por cada indivíduo. em particular, a observação da língua e a tomada do pulso.
Uma revisão de 31 estudos, envolvendo cerca de 4.000 pacientes com dor de cabeça crônica mostrou que o tratamento com acupuntura traz melhores resultados do que medicamentos na redução da intensidade e da freqüência das crises.
A maior descoberta através desses estudos indica que a Acupuntura estimula a liberação de endorfinas (substâncias semelhantes à morfina) que promovem a sensação de alívio da dor e bem estar.
Diminui a liberação de substâncias cerebrais relacionadas a dor e aumenta os níveis de serotonina.
Como a acupuntura pode me ajudar?
Já na primeira consulta já é possível notar o resultado, e à medida que se avança no tratamento, as crises tendem a ir se espaçando cada vez mais e se tornando mais brandas podendo, após um ciclo de tratamento, alcançar alívio significativo da dor.
Normalmente é recomendado 1 sessão por semana, durante 8 a 10 semanas. Casos complexos, com grave desequilíbrios do organismo podem necessitar de mais tempo.
O uso das ervas chinesas no tratamento das dores de cabeça apresenta excelentes resultados e potencializa o tratamento quando combinado com as aplicações de acupuntura.
Seu uso milenar , seguro e livre dos efeitos colaterais tão indesejados faz com que a fitoterapia chinesa seja uma alternativa aceita e eficaz.
A alimentação, o descanso e o sono são tão importante quanto o tratamento com acupuntura e ervas. Comidas gordurosas, álcool, café ou doces podem produzir desarmonias que pioram a enxaqueca.
O exercício físico regular, técnicas de controle emocional assim como outras atividades que deixem o paciente mais tranquilo e calmo, também são necessárias para prevenir as crises de enxaqueca.
O Qi Gong, uma técnica milenar Chinesa que promove ativamente a circulação de Qi no corpo, meditação e Yoga são aconselháveis e trazem muitos benefícios ao tratamento.
Com o tratamento e mudanças no estilo de vida e na alimentação , o paciente alcança a reequilíbrio perdido e prolonga seu estado de saúde por longos períodos, preservando seu estado de bem estar e prevenindo que novos desequilíbrios venham a acorrer.
Saiba mais sobre o poder dos alimentos na medicina chinesa
Apresentação sobre Dietoterapia chinesa para o tratamento de dores de cabeça: