É possível parar de fumar através da acupuntura?

Sim. A acupuntura pode ser a alternativa tão desejada por quem busca parar de fumar, podendo ser visto no número crescente de pessoas que buscam por essa terapia (tratamentos da Medicina Chinesa) com o objetivo de encontrarem na acupuntura o suporte tão necessário na luta de se livrarem do cigarro.

Se em algum momento de sua vida você já tentou parar de fumar, você sabe o quão difícil isso pode ser.

Como a Acupuntura pode ajudar o paciente que deseja, parar de fumar?

A acupuntura é utilizada com grande sucesso para ajudar as pessoas que desejam parar de fumar ou que sofrem com outros tipos de vício.
O tratamento é baseado nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, onde o terapeuta investigará a fundo todas as funções orgânicas do paciente, além de procurar entender a rotina, os hábitos alimentares e o lado emocional de cada individuo, levando em conta todas as queixas e sintomas relatados.

Diagnosticando os desequilíbrios energéticos do paciente, o terapeuta passa então para a elaboração de um plano de tratamento, que é individual e personalizado, visando reequilibrar a energia dentro do corpo e melhorar a saúde.

O tratamento com acupuntura irá ajudar o paciente a controlar a vontade de fumar, o nervosismo, a ansiedade e agitação; sintomas que as pessoas geralmente relatam sentir na fase inicial de abstinência, e que muitas vezes as levam a desistirem do objetivo de parar de fumar.

A acupuntura também ajuda no relaxamento através de seu efeito sedativo sobre o sistema nervoso. O paciente se sente mais tranquilo e confiante experimentando esse efeito nas atividades diárias e na melhoria significativa do sono.

A acupuntura também apresenta um efeito significativo sobre a “limpeza” e desintoxicação do organismo além de ajudar o paciente a controlar o ganho de peso; queixa muito comum entre a maioria das pessoas quando param de fumar.

Os pontos de acupuntura que reduzem o desejo pelo tabaco (nicotina) também ajudam a controlar o desejo pela comida, principalmente doces.

Como funciona o Tratamento?

acupuntura para parar de fumar

  • O primeiro mês sem o cigarro é provavelmente o mais difícil e o programa de tratamento pode aliviá-lo nesse momento.
  • O primeiro encontro é voltado para prepará-lo a tornar-se um não-fumante. O terapeuta irá ajudá-lo a aprender a identificar os principais gatilhos que o levam a fumar e como fazer para evitá-los.
  • Após orientado e tomada a decisão de realmente parar de fumar, o paciente irá então, iniciar o tratamento.
  • Até a noite antes de iniciar o tratamento de acupuntura, você pode fumar seu último cigarro. Daquele ponto em diante, você vai ser um não-fumante.
  • Na primeira semana, onde os sintomas de abstinência são mais intensos, o paciente poderá precisar ir ao consultório mais de uma vez por semana.
  • Agulhas serão inseridas em pontos específicos do corpo (de acordo com as necessidades particulares de cada um) e deixadas por um período de 20 a 30 minutos. Nesse tempo o paciente poderá descansar e relaxar profundamente.
  • Em combinação com pontos de acupuntura no corpo, agulhas ou pequenas sementes são colocadas em pontos específicos da orelha com o mesmo objetivo.
  • Na maioria dos casos, o paciente retorna para casa com as pequenas agulhas ou sementes na orelha e são orientados a pressioná-las várias vezes ao dia para diminuir o desejo pelo cigarro e a ansiedade.

O número de sessões e a frequência será estabelecida pelo terapeuta de acordo com cada caso.

Exercícios físicos serão incentivados e recomendações dietéticas serão sugeridas, onde o paciente será orientado sobre quais alimentos devem ser evitados e quais devem ser inseridos durante a fase de retirada do cigarro.

O terapeuta poderá indicar também o consumos de ervas da fitoterapia chinesa para que o paciente faça uso de chás que irão complementar o tratamento e potencializar os resultados.

Por quê o desejo de parar de fumar atinge mais de 80% dos fumantes nos dias de hoje?

Hoje já está claro para todo mundo que o cigarro contêm mais de 4.000 substâncias químicas, sendo muitas delas, comprovadamente cancerígenas e outras tantas extremamente tóxicas. O consumo de cigarros é o responsável por um número alarmante de mortes prematuras a cada ano e seu consumo está relacionado ao desenvolvimento de sérias doenças, como: enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, câncer, entre outras.

Além do prejuízo na saúde, os fumantes ainda sofrem com a enorme pressão social que tem se tornado cada vez maior no intuito de conscientizar as pessoas da importância de abandonarem de vez esse hábito.